Nossas Ações

Nossos avós resistiram. Seguindo os passos deles, nós também resistimos.

Criamos a Associação Xavante Warã (AXW) no ano de 1996, com o objetivo de defender os direitos e os territórios do nosso povo.

Através da Warã, lutamos pela proteção integral da nossa terra, e por uma política integrada de governança e gestão dos nossos territórios.

 

 

Para alcançar esses objetivos, desenvolvemos ações em três linhas:

Defesa do território e enfrentamento dos empreendimentos

Desde os anos 90, lutamos contra os impactos da abertura e do asfaltamento das rodovias que recortaram nossos territórios. A Warã esteve mobilizada, também, contra a construção das usinas hidrelétricas que ameaçavam o nosso rio. Colhemos diversas vitórias nessa luta, mas as investidas não pararam. Lutamos, agora, pela justa avaliação dos impactos e pelo direito de consulta livre, prévia e informada diante dos novos projetos hidrelétricos na bacia do rio das Mortes, do asfaltamento da rodovia BR-080 e da construção da ferrovia EF-354, todos estes projetos que impactam o ró e o modo de vida do nosso povo.

Gestão ambiental e territorial das terras Xavante para o desenvolvimento sustentável

A nossa luta garantiu a demarcação de nove territórios, mas nossa terra nossa terra foi recortada, nosso povo foi dividido. A Warã luta para que as nossas terras sejam protegidas como um todo; para que as demarcações sejam concluídas; e para que os nossos territórios sejam conectados por corredores de áreas protegidas, de modo que as águas, os animais, as plantas e os próprios A’uwe possam voltar a caminhar pelo cerrado. Nossa associação desenvolve ações de gestão ambiental e territorial em projetos de recuperação de áreas degradadas, proteção de nascentes e de valorização das atividades tradicionais de caça, pesca, coleta e a realização de rituais, visando o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades.

Organização comunitária, e organização das mulheres

Nós chamamos de warã a assembleia que acontece no centro da aldeia, onde nos sentamos em círculo e discutimos os problemas enfrentados pelo nosso povo. Daí veio o nome e a missão da associação, que articula as comunidades e as lideranças de todos os nossos territórios. A Associação Xavante Warã organiza reuniões locais e regionais para discutir os problemas que atingem nossa terra, e articula o nosso povo nos espaços mais amplos do movimento indígena nacional. Além disso, dispomos de uma coordenação dedicada a promover espaços de discussão e articulação exclusivos das pi’õ nori tsiptede, as mulheres guerreiras do povo Xavante, que desempenham um papel fundamental na nossa luta.